Pular para o conteúdo principal

1928 - Chevrolet & Ford

O mercado automobilístico no século XXI oferece milhares de opções a um mundo movido por quatro rodas. Os automóveis, nos dias correntes, extrapolaram o caráter de utilitários para se tornarem verdadeiros objetos de desejo...

Imaginemos então a oferta dos autos, ou bólidos, que o mercado de 90 anos atrás disponibilizava. Era um tempo de inexistência de indústria do setor no Brasil. Automóveis e outros veículos eram todos importados - e o preço de tais luxos condizia com o longo trajeto que precisavam fazer para chegar aos revendedores locais.

Em meados de março de 1928, duas revendas em Cachoeira ofereciam novidades, conforme noticiava O Commercio, edição do dia 28:

Sabbado ultimo realizou-se, na Agencia Chevrolet, do sr. Eduardo Schaurich, e na Agencia Ford, dos srs. Schirmer & Minssen Ltda., a exposição  dos novos typos Chevrolet e Ford, com os ultimos aperfeiçoamentos introduzidos pelos fabricantes.
A Agencia Chevrolet foi aberta depois das 19 1/2, porém, desde as 19 horas já os interessados e curiosos formavam cordão á frente do edificio, provando como o automobilismo vai, em proporção crescente, despertando o interesse publico.

Agência Chevrolet - Rua 7 de Setembro - Coleção Robispierre Giuliani

Abertas as portas, exmas. senhoras, senhoritas e cavalheiros encheram o recinto da Agencia, admirando e commentando o novo modelo, de que já estavam vendidos 4 carros, inclusive o que figurava na exposição.

Chevrolet 1928 - Pinterest

Aos presentes foram servidos doces, vinho do Porto e cerveja, estando o edificio profusamente iluminado.
Uma victrola alegrou, com trechos de musica classica, a reunião, que prolongou-se até além das 9 horas da noite.
- A's 20 1/2 começou a affluencia de exmas. familias e cavalheiros á Agencia Ford, profusamente iluminada, onde estava exposto o novo modelo Ford, annunciado ha mezes e anciosamente esperado.
Entre os quatorze aperfeiçoamentos introduzidos, é notavel o augmento da força do motor, de 20 para 40 cavallos, continuando o Ford no seu ideal de produzir carros de typo leve, proprios para a campanha.

Agência Ford - Rua Saldanha Marinho - Fototeca Museu Municipal

Tambem ali houve um grande vai-vem de visitantes, que se premiam no recinto, sendo servido chopp aos presentes.

Ford 1928 Modelo A - Streetside Classics

Pelas 9 horas, a banda musical Estrella Cachoeirense chegou á Agencia, executando alguns trechos de seu repertorio.
Essas duas exposições constituiram, pela numerosa assistencia que tiveram, o principal successo da semana finda.

O século virou e a tecnologia evoluiu tremendamente, mas uma coisa segue indefectivelmente a mesma: o fascínio da humanidade pelos automóveis.

MR

Comentários

  1. Que legal.Tive vários primos que trabalharam na Chevrolet,os filhos do Clodomiro Paschoal e uma prima também. Como é bom é interessante teu Blog Miriam. Sempre parabéns pelo teu trabalho. Não comento quase,mas sempre leio.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela leitura e valorização do nosso trabalho, Marta!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp