Pular para o conteúdo principal

Projeto Evolução Histórica da Configuração Urbana de Cachoeira do Sul - Parceria UFSM e Arquivo Histórico

"Para compreender o presente e planejar o futuro, é preciso evocar o passado. Por isso, o estudo da evolução histórica da configuração urbana de Cachoeira do Sul permite compreender a organização e a atual configuração do espaço urbano. Determinadas obras de infraestrutura (como pontes, estradas ou avenidas, estações ferroviárias e/ou rodoviárias), de espaços públicos (ruas, praças e parques) e de espaços privados (lotes, residências, indústrias e/ou locais de trabalho, mercados, clubes, cinemas e equipamentos urbanos em geral) dão a conhecer a produção físico-espacial e as suas formas de uso pelos citadinos, a identificar as centralidades, as direções da expansão urbana em relação a períodos da produção econômica e a atuação do poder público enquanto promotor de melhorias urbanas, da elaboração de planos diretores e de aprovações de loteamentos. Assim, épocas ou períodos são analisados mediante as transformações do processo de desenvolvimento físico-espacial, sociocultural, político-econômico, técnico-construtivo e estético do espaço arquitetônico e urbanístico.”

Com estas palavras a Profª Msc. Letícia de Castro Gabriel, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Cachoeira do Sul, caracterizou e justificou o projeto de pesquisa coordenado por ela e intitulado Evolução Histórica da Configuração Urbana de Cachoeira do Sul. Em sua primeira etapa de desenvolvimento, o trabalho envolve acadêmicos e os profissionais do Arquivo Histórico visando à organização do acervo de plantas, mapas e projetos arquitetônicos que integram o acervo da instituição.



Equipe do Arquivo Histórico reunida com os alunos
e a coordenadora do projeto, Prof.ª Ms. Letícia de Castro Gabriel

Reunião entre a Prof.ª Ms. Letícia Gabriel e equipe do Arquivo Histórico
com a presença dos alunos voluntários do Curso de Arquitetura - UFSM
para tratativas de desenvolvimento do projeto

Depois de devidamente identificados e catalogados, os materiais poderão ser disponibilizados para pesquisa e auxiliarão, já em uma segunda etapa e com a participação de demais professores da UFSM-CS, na análise da evolução histórica da configuração urbana da cidade, contribuindo para a compreensão do processo de crescimento e seu efeito sobre a paisagem urbana. Mas os benefícios do projeto não se restringem ao universo acadêmico, mas também proporcionarão à comunidade em geral, a estudantes e pesquisadores de outras áreas o acesso a informações importantes sobre aspectos físicos, geográficos e urbanos do município de Cachoeira do Sul.


Projeto arquitetônico do Clube Comercial - localizado dentre os materiais
a serem identificados e organizados pelos acadêmicos

Projeto do Hospital da Liga Operária



Acadêmicos na tarefa de identificar e selecionar
plantas, mapas e projetos

A equipe do Arquivo Histórico celebra a parceria estabelecida com o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM porque em breve, graças ao auxílio dos acadêmicos voluntários Andreza Oliveira Nunes, Gustavo Severo, Mariana Ferrigo Flores e Schayane Dias, este rico material, ora pouco explorado e em parte ainda sem identificação, constituir-se-á em mais uma importante ferramenta para cumprimento dos objetivos da instituição, quais sejam os de preservar, organizar e difundir documentos históricos. Os acadêmicos serão assistidos em sua tarefa de organizar o acervo pela assessora técnica Neiva Ester Corrêa Köhler.

Comentários

  1. Bravo!!! Parabéns a Professora Letícia, seus alunos voluntários e a toda equipe do Arquivo de Cachoeira! Que este "mergulho" na história da formação urbana de Cachoeira traga consigo todas as ligações com as possibilidades de melhorias futuras a serem promovidas pelos moradores da cidade trazendo a harmonia e o embelezamento da cidade que queremos viver.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp